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POKEMON DETONADOS

Detonado FireRed/LeafGreen

 

PALLET TOWN
O começo é sempre igual, você é um garoto que
sempre sonhou em ser um treinador de Pokémons, e hoje chegou o dia de começar.
Escolha o sexo do personagem, coloque seu nome e o nome de seu rival. O
professor vai falar mais um pouco e o jogo começará.

 

 

Você começará em seu quarto, como em qualquer versão. Lá tem o seu video
game, uma estante, sua cama e o computador. Vá até o computador e pegue um item
Potion que está depositado lá. Depois, desça e vá até a porta de sua casa. Saia
de lá e siga para o norte da cidade, onde tem um caminho com gramas, mas não
conseguirá sair, pois alguém irá o chamar. É o professor Oak (Carvalho). Ele vai
falar que é perigoso sair de uma cidade sem um pokémon, e vai te levar para seu
laboratório.

 

O professor vai lhe dar à escolha entre três pokémon diferentes: os famosos
Charmander, Squirtle e Bulbasaur. Escolha entre um deles. O Bulbasaur é um
pokémon de grama e venenoso, o Squirtle é um pokémon de água e o Charmander é um
pokémon de fogo. Cada um tem uma habilidade diferente e stats diferentes. Depois
disso, seu rival também escolherá um pokémon para ele. Se você pegar Bulbasaur,
o rival pega o Charmander, se você pegar Charmander, o rival pega o Squirtle e
se você pegar o Squirtle, o rival pega o Bulbasaur. Depois de tudo isso, o
professor fala mais um pouco e você está livre... ou não.

 

 








Bulbasaur



Squirtle



Charmander

 

 

Quando chegar na saída da sala do professor Oak, seu rival o chamará para a
luta (chamaremos o rival de Gary como no desenho). Gary sempre usará um pokémon
que ganha do seu pelo tipo, mas isso não importa nessa luta, pois nenhum pokémon
tem um golpe super efetivo ainda, por isso não se preocupe. Quando começar a
luta, Gary aparecerá na tela de batalha. 

 

O professor vai falar no meio da luta e vai te ensinar a lutar. Ele vai
explicar tudo sobre o HP e se você apertar algum dos botões R ou L, aparecerá um
menu de ajuda que te ensinará tudo. O professor vai te explicar o que fazer,
apesar de não ser muito difícil. Se você ganhar, você vai ganhar um dinheiro, e
se perder, o professor vai te explicar sobre como você perde o dinheiro e tudo o
mais. Não se preocupe em perder, essa luta não vale em nada no jogo, apenas
dinheiro... 

 

Quando você ganhar ou perder a luta (espero que ganhe), você pode sair da
cidade (finalmente aventura). Agora na saída da cidade tem uma menina. Ela vai
te explicar algumas coisas, mas nada de muito importante. Você finalmente poderá
conhecer a Route 1!

 

VIRIDIAN CITY
A Rota 1 (Route, no inglês) não tem muita
coisa importante, no começo do jogo, porque você não vai poder capturar nenhum
pokémon ainda, apenas ganhar level e ganhar um item com um carinha. Depois de
passar pela rota, você vai chegar à uma nova cidade, Viridian City.

 

Em Viridian não há muito o que fazer agora, apenas ir até a loja da cidade,
onde o preguiçoso do atendente simplesmente irá pedir para você fazer uma
entrega para ele, e a entrega é para quem??? Professor Oak. Ele resolveu comprar
uma pokébola e vai sobrar para quem entregá-la? Você. Pegue-a e saia da loja,
pois você não vai poder comprar nada. Dê uma passagem na escola da cidade, se
quiser, lá você aprenderá coisas sobre o jogo.

 

 

Após isso, vá ao Centro Pokémon que está diferente de antigamente, olhe por
tudo e suba as escadas para você ver a sala de Link Cable. Fale com a enfermeira
Joy para recuperar seu pokémon e fale com todos lá para aprender coisas novas.
Veja o mapa na parede e etc. Depois de tudo isso, volte para a Route 1, pois
você deve entregar a encomenda para o professor Oak.

 

Agora que você já fez tudo o que podia em Viridian, seu próximo destino é
Pallet, sua cidade natal. Lá você terá que entregar a pokébola e logo depois
disso, Gary vai aparecer no laboratório. O professor vai dar uma pokedéx à cada
um e vai dar 5 pokébolas à você e Gary vai falar que sua irmã quer dar um Mapa à
você. Saia do laboratório e vá na casa ao lado da sua e pegue o mapa. Agora você
deve voltar para Viridian para continuar sua jornada que está apenas começando.

 

 

Não há quase nada em Viridian, apenas ganhar alguns itens. E um velho vai te
ensinar a capturar pokémons, mas te aconselho a não usar o modo dele. Depois, o
velho vai te dar um item muito legal e novo (Teachy TV). Você pode visitar a
Route 22 saindo à esquerda de Viridian, onde aparecerão alguns pokémons novos,
além de uma luta com Gary que não é obrigatória. O Gary terá um Pidgey lv.9 e
pokémon inicial lv.9. Você encontrará Mankey e Pidgey nos matinhos daqui. Depois
disso, volte até Viridian e saia de lá pelo norte.

 

VIRIDIAN FOREST
Saindo de Viridian pelo norte, logo achará
a entrada para uma floresta. Esta é a floresta do jogo, um dos lugares mais
chatos que há. Aqui tem várias lutas para enfrentar, porém o dinheiro é muito
pouco. Aqui você vai encontrar vários pokémons insetos, apenas um tipo de
pokémon elétrico e alguns itens. Capture um de cada para ajudar a completar a
pokedéx no futuro. Você terá 5% de chances de encontrar um Pikachu aqui,
portanto, procure bem nos matinhos. Quando sair de lá, você chegará em
Pewter.

 

 

PEWTER CITY
Finalmente você chegou em uma cidade grande.
Primeiro de tudo, vá no Centro Pokémon. Em Pewter tem um museu de fósseis, mas
não há nada de muito interessante lá, por enquanto. No futuro, você poderá
ganhar um Aerodactyl ali, mas agora não tem nada de legal. Depois, vá na loja e
recarregue seu estoque de Potion, pois o desafio será complicado. Se você pegou
Bulbasaur ou Squirtle, a luta vai ser fácil. Prepare seu time e vá até o
ginásio.

 

Líder Brock - Tipo Pedra
Geodude
lv.12
Onix lv.14

 

A luta será fácil se usar golpes aquáticos ou golpes de planta. Quando
ganhar, você ganhará a primeira insígnia, Boulder Badge e o TM 39 - Rock Tomb.
Agora você poderá sair de Pewter, pela direita, mas um homem vai te parar na
saída. Não se preocupe, ele vai te dar o Running Shoes, um item muito bom, que
serve para você correr segurando o botão B.

 

A rota 3 está cheia de pessoas querendo lutar, tem a entrada para o Mt. Moon,
a primeira caverna do jogo. Você poderá achar Jigglypuff nos matinhos. Siga seu
caminho até encontrar o Centro Pokémon. Recupere seus pokémons e entre na
caverna.

 

MT. MOON
Essa é a caverna onde você vai encontrar diversos
itens e vários pokémons para capturar. O caminho é meio chato, mas é cheio de
novidades. Aqui você vai ganhar o fóssil (Kabuto ou Omanyte), e vai lutar contra
os primeiros Rockets. A caverna não é tão complicada de passar, mas vai demorar
um pouco. Se você jogou as antigas versões, você vai perceber que essa caverna é
um pouco mais via que a outra. Nessa, você vai encontrar areia, fontes e etc.
Dentro desta caverna, se tiver sorte, encontrará Clefairy.

 

Para sair facilmente, aí vão as dicas: Encontre uma escada no mesmo andar da
entrada da caverna, onde tem um homem gordo por perto. Você chegará em uma
passagem. Passe por ela e desça as escadas. Você verá uma rampa. Desça-a e você
verá outra rampa e um Rocket. Lute se quiser, e depois suba a outra rampa e siga
o caminho até o final, onde você verá outro Rocket. Lute com ele, e siga para o
norte onde você vai ver um homem de óculos e duas pedras estranhas. Essas pedras
são os fósseis. Você terá que lutar contra o homem, e depois disso, você vai
poder pegar um dos dois fósseis, Helix Fóssil (Omanyte) e Dome Fóssil (Kabuto).
Quando você pegar um, o homem vai pegar o outro. Siga o caminho, suba as
escadas, e você verá outra. Suba essa e você saiu da caverna. Estará na Rota 4.
Se estiver com dificuldades para atravessar a caverna, abaixo vão os mapas:

 

 

 

Na Rota 4, você vai ver o primeiro Move Tutor. Eles ensinam os golpes Mega
Punch e/ou Mega Kick. Você vai encontrar alguns itens, e tem alguns pokémons
para capturar, mas seu destino agora é Cerulean.

 

CERULEAN CITY
Você que nunca jogou as versões antigas,
pode pensar que essa cidade é gigante, mas não é. Ainda veremos maiores. Lá, tem
o segundo ginásio, e a loja de bicicletas, mas não poderá pegá-la ainda. Passe
no Centro Pokémon e agora você pode escolher entre ir no ginásio agora ou
depois, mas vamos primeiro no ginásio.  

 

Líder Misty - Tipo Água
Staryu
lv.18
Starmie lv.21

 

Se você começou com Bulbasaur (que já deve ser Ivysaur) essa luta vai ser
fácil, pois todos usam pokémons aquáticos. Se tiver um Pikachu, use-o. Quando
vencer, Misty te dará o TM 03 (Water Pulse) e a segunda insígnia do jogo, a
Cascade Badge.
 
Agora que você ganhou a segunda insígnia, vá ao Centro
Pokémon e siga ao norte, pois você estará preso em Cerulean. Perceba que tem um
policial na frente de uma porta ao lado de uma saída. Vá para a saída e terá de
lutar com Gary de novo. Vença-o para ganhar o Fame Checker e siga subindo, você
vai sair de Cerulean, mas muitos desafios virão.

 

Pokémons que o Gary usará na batalha:
Pidgeotto
lv.17
Rattata lv.15
Abra
lv.16
Pokémon inicial lv.18

 

A Rota 24 é a que leva você para a casa do Bill. Você precisará passar pela

casa do Bill para liberar a saída da cidade, para ganhar o S.S. Ticket e para
ganhar uns itens e levels com seus pokémons. A ilha começa com uma ponte com
vários desafios valendo um Nugget (item que você pode vender por $5000). Quando
lutar com umas treze pessoas, você vai chegar na casa do Bill (ele vai estar
fantasiado de Clefairy). Lá, você vai ter que tirar a fantasia dele (mexendo no
computador dele) para ele te dar o S.S. Ticket. Agora você pode voltar à
Cerulean. Quando chegar, você vai perceber que o policial que estava na frente
da porta, agora está do lado dela. Pronto, você já pode sair de Cerulean e
poderá ir à próxima cidade.

 

Volte para Cerulean, prepare-se, pois o jogo não vai ficar fácil. Daqui para
frente, quanto mais você avançar, mais o jogo vai te trazer novidades (não são
diferenças do antigo para o novo, são novidades famosas). Entre na casinha onde
tinha um policial na frente, e você verá que a casa foi totalmente destruída por
dentro. Agora saia dela pelo buraco na parede e você vai ver um Rocket. Ele vai
te desafiar para lutar. Lute com ele para ganhar o TM 28 - Dig. Quando vencer,
você poderá seguir para o sul. Verá uma entrada à direita, mas não vai poder
entrar, pois tem uma árvore na passagem. Desça e cuidado para não cair em
Cerulean e ter que voltar tudo de novo. Você vai chegar na rota 5

 


Na Route 5 não tem muito o que fazer, mas se você quiser deixar um
pokémon para ganhar level ali, você pode. Cada passo seu é igual à 1 ponto de
experiência. Descendo tudo, você vai ver uma casinha e uma casa grande. A casa
grande é a passagem para Saffron, e a pequena é a passagem subterrânea para
Vermilion, seu próximo destino. Você deve entrar na casa pequena e atravessar um
grande corredor, até chegar em Vermilion.

 

VERMILION CITY
Em Vermilion há bastante coisas à fazer. Vá
ao Centro Pokémon e recupere seus pokémons, fale com uma menina aqui para
receber o VS Seeker. Entre na casa à esquerda do Centro Pokémon e ganhe a vara
de pescar (Old Rod). Você deve ir no navio S.S. Anne ao sul da cidade, que é
como os navios das outras versões, só que você não viaja nele. Entre e explore
todas as cabines, nelas tem treinadores, explore todo o navio. Logo na entrada,
na penúltima cabine, tem uma mulher ao lado de camas, ela pode recuperar o seus
pokémons. Num certo ponto terá de lutar contra Gary.

 

Pokémons que o Gary usará na batalha:
Pidgeotto
lv.19
Raticate lv.16
Kadabra
lv.18
Pokémon inicial evoluído lv.20

 

Vença-o, e suba as escadas. Você vai chegar na sala do capitão. Fale com ele
para ganhar o HM 01 - Cut. Depois disso, vá para o ginásio, tenha ensinado a
técnica Cut a um de seus pokémons e use Cut numa árvore diferente. Entre no
ginásio para lutar com Lt. Surge. Você verá que a passagem está bloqueada por 2
raios de luz. Você deve ir olhando lixo por lixo, em um deles está uma coisa que
apaga um raio de luz. Quando achar, salve o jogo. A outra coisa que irá apagar o
outro raio de luz está no lixo do lado, mas caso olhe no lixo errado, a luz
voltará a acender e você não poderá passar, por isso é importante salvar, porque
caso erre, bastas voltar do ponto salvo.

 

Líder Lt. Surge - Tipo Elétrico
Voltorb
lv.21
Pikachu lv.18
Raichu
lv.24

 

Se tiver capturado um Diglett, basta usá-lo na batalhas. Quando vencer, você
irá ganhar a Thunder Badge e o TM 34 - Shock Wave. Assim que vencer o ginásio,
você não terá mais nada obrigatório em Vermilion, mas poderá fazer uma das
melhores coisas do jogo: ganhar a Bike.

 

Vá na casinha em cima do ginásio e fale com um homem de bigode e chapéu para
ganhar o Bike Voucher. Depois, vá para Cerulean e entre na Loja de Bicicletas.
Fale com o homem do caixa para ganhar a sua. Seu próximo destino é Celadon e
para chegar em Celadon, você precisará passar pelo Rock Tunnel, para passar
facilmente pelo Rock Tunnel, você precisará do HM 05, e para ganhar o HM 05,
você precisará ir para Pewter e o caminho mais próximo para Pewter é a Diglett
Cave, mas você pode ir na Route 11 para ganhar alguns levels e capturar alguns
pokémons.

 

Na Route 11 (saindo à direita de Vermilion), você vai encontrar vários
pokémons, e vários treinadores. Não há nada para fazer aqui, à não ser batalhar
com os treinadores e pegar alguns itens escondidos.

 

DIGLETT’S CAVE
A Diglett Cave é uma caverna que não tem
itens, nem treinadores, apenas Diglett e Dugtrio para serem capturados. Ela está
à direita de Vermilion. Atravesse-a para chegar em Pewter. Aqui, você poderá ir
em alguns eventos, até então proibidos. Se você seguir ao sul da Diglett’s Cave,
usando Cut nas árvores, você vai ganhar o HM 05 - Flash de um assistente do
professor, quando achar o cientista é só falar com ele para receber o HM. Mas
ele só dará se você já tenha capturado pelo menos 10 pokémons diferentes (obs.:
se você teve um Charmander e ele evoluiu em Charmeleon, isso já conta como 2
pokémons capturados).

 

Se continuar indo ao sul achará alguns itens. Use Cut aqui e cairá denovo em
Viridian. Tem um Move Tutor em Viridian (no sul-esquerdo, depois que você usa o
Cut) em que seus pokémon poderão aprender o Dream Eater. Volte à saída da
Diglett’s Cave e use Cut à esquerda e estará em Pewter. Em Pewter, você pode
entrar no museu por uma casinha do lado direito, basta usar Cut no norte-direito
de Pewter. Se falar com um homem ao lado de uma pedra dourada, você vai ganhar o
Old Amber, que futuramente, poderá ser trocado por um Aerodactyl.

 

ROCK TUNNEL
Agora volte à saída de Cerulean (logo depois
daquela casa que foi destruída), logo mais à direita tem uma árvore para se usar
Cut e chegar na próxima rota. A Rota 9 e 10 é apenas o caminho para o Rock
Tunnel. Lá, tem vários treinadores, e é bom você lutar com todos, pois o jogo
vai começar a ficar difícil agora, pois você irá enfrentar vários desafios e os
levels crescerão. Quando chegar ao Centro Pokémon, recupere seus pokémons.

 

A Rock Tunnel é uma caverninha escura e muito chata. Você foi pegar o HM 05
na rota 2, agora você vai usá-lo para iluminar o caminho da caverna. Não há como
você se perder lá, pois o caminho é muito fácil. Se você jogou R/S, você irá
perceber que têm umas pedras de Rock Smash por ali, mas enquanto você não chegar
no final do jogo, não vai poder quebrá-las, pois você só pega o HM 06 nas Sevii
Islands. Você irá sair no final da rota 10, ande um pouco para o sul, você verá
a cidade de Lavander, a cidade mais misteriosa do jogo. Se ainda está preso na
caverna, aqui vão os mapas:

 

 

 

LAVANDER TOWN
Agora não  há muito o que fazer em Lavander,
a não ser passar no Centro Pokémon e recuperar seus estoques de itens na loja.
Você vai perceber que lá tem uma grande torre, mas se você entrar, não vai se
dar muito bem por lá. Agora você deve ir para Celadon. Saia pela esquerda para
chegar na Route 08. Depois ainda voltaremos nessa torre, para atravessá-la sem
problemas, porque se entrar agora só irá arranjar encrenca.

 

Na Route 8, você vai poder ganhar vários levels, pois tem bastante gente para
lutar. Você tem que se preparar, pois faz tempo que não vem uma luta importante.
Logo, elas virão todas de uma vez, e você não vai poder fugir, se quiser
"terminar" o jogo. Mas você deve encontrar uma casinha com a passagem secreta
próxima à uma passagem para Saffron, onde você ainda não pode entrar. Quando
você achar essa passagem, siga direto passando por um largo corredor até o final
para chegar na Route 7, que liga Saffron à Celadon. Obs.: Não vá tentar fazer o
bug do Mew por que não dá certo. Quando chegar à rota 7, apenas saia pela
esquerda para chegar à próxima cidade.

 

CELADON CITY
A primeira coisa que você deve fazer é passar
no Centro Pokémon, como em qualquer cidade. A segunda é ir para a direita e
subir numa passagem pequena, e chegar em um prédio, para subir até o último
andar e ganhar um belíssimo Eevee. Depois disso, entre no mesmo prédio, só que
pela frente para ganhar o Tea, que habilita sua ida para Saffron (até que
enfim), com uma velhinha. Agora você tem duas missões, ganhar a quarta insígnia
e pegar o Silph Scope na base secreta da Equipe Rocket. Qual você quer fazer
primeiro? Vamos começar pelo mais legal, a quarta insígnia. O ginásio está ao
sul da cidade, use Cut e siga o caminho.

 

Líder Érika - Tipo Planta
Victreebell lv.29
Vileplume
lv.29
Tangela lv.24

 

Para vencer a Érika, basta você usar golpes de fogo (se escolheu Charmander
ou evoluiu seu Eevee para Flareon) ou golpes voadores (se pegou um Pidgey, que
já deve ser Pidgeotto, no começo do jogo). Não será muito difícil se você usar
pokémons que ataquem primeiro. Você vai ganhar a Rainbow Badge e o TM 19 - Giga
Drain. Saia do ginásio e recupere seus pokémons.
 
Agora vem a parte
chata, a base da Equipe Rocket (mais abaixo tem os mapas da base, aqui vou
explicando o que deve ser feito): Vá numa casa chamada Game Corner, e encontre
um homem de preto virado para uma placa. É um Rocket. Lute com ele e após
vencê-lo, fale com a placa. Isso fará com que uma escada apareça ali perto,
desça. Você vai chegar num lugar onde haverá outra escada para descer
(lembre-se, procure lutar com todos os Rockets em todos os andares). Desça-a e
você vai chegar em uma sala com duas plantas. Mais ao lado tem umas setas, é um
labirinto, não pise na seta ainda, apenas desça as escadas.

 

No andar de baixo você verá outro labirinto desses abaixo. Pise nas setas e
será levado na direção em que elas apontam. Quando encontrar um Rocket no final
do labirinto, vá para a direita para encontrar um item e outra escada para
descer. Desça-a e vá até o lugar mais acima do andar. Você verá um Rocket. Lute
com ele e depois que vencer fale novamente com ele para ganhar o Lift Key.

 

Agora volte dois andares acima, passe pelo labirinto e procure por um
elevador na parte inferior da base. Entre nele e aperte os botões (extrema
esquerda-cima) para ir até o B4F. Saia do elevador e siga para cima, até
encontrar dois Rockets ao lado de uma porta. Lute com os dois para poder
prosseguir até Giovanni. De preferência deixe um pokémon aquático ou de planta
para lutar, que será mais fácil, pois ele usará pokémons pedra/terra. Use golpes
lutadores contra Kangaskhan.

 

Líder da Equipe Rocket Giovanni
Onix
lv.25
Rhyhorn lv.24
Kangaskhan lv.29

 

Quando vencê-lo, ele irá desaparecer e deixará um item, o Silph Scope.
Pegue-o e saia da base. Aproveite que está saindo e use o elevador para ir ao
B1F, lute com mais um Rocket aqui. Como eu disse, abaixo estão os mapas, siga
eles e toda essa minha explicação.

 

 

 

 

 

Depois de tudo isso, você deve pegar o HM 02 (Fly). Vá numa saída bem à
esquerda de Celadon e use Cut. Você vai encontrar uma casinha. Entre e saia do
outro lado para ver outra casa. Entre e fale com a menina. Ela vai falar que
você encontrou seu lugar secreto e vai te dar o HM 02. Ali também tem uma
batalha em dupla. Ensine o Fly para um de seus pokémons e ele poderá voar para
qualquer cidade que já tenha visitado. Acabou em Celadon, agora, vem outra parte
chata do jogo, hehe, não desista, você já está na metade. 

 

DEVOLTA À LAVANDER
Agora você já tem o que fazer em
Lavander, pois com o Silph Scope você pode ver fantasmas. Entre na torre
fantasma de Lavander para salvar o velho Mr. Fuji, que subiu na torre para
tentar acalmar o espírito de um Cubone. Suba e no segundo andar, vai encontrar
Gary. Ele agora vai ter pokémons diferentes de acordo com o seu inicial. Lute
com ele e quando vencer continue subindo.

 

 







Gary - Se você começou com Bulbasaur:


Pidgeotto lv.25
Gyarados
lv.22
Exeggcute lv.23
Kadabra
lv.20
Charmeleon lv.25


Gary - Se você começou com Squirtle:


Pidgeotto lv.25
Growlithe lv.22
Gyarados
lv.23
Kadabra lv.20
Ivysaur lv.25


Gary - Se você começou com Charmander:


Pidgeotto lv.25
Exeggcute
lv.22
Growlithe lv.23
Kadabra
lv.20
Wartortle lv.25

 

 

Vá pegando os itens que encontrar e lutando com todos os treinadores que
encontrar (lembrando que golpes normais e lutadores não causam dano nos pokémons
fantasmas). Quando chegar no penúltimo andar, uma alma penada não vai querer
deixar você subir, e vai te chamar para lutar. É um Marowak. Ele não pode ser
capturado, por isso nem tente. Quando vencer o Marowak continue subindo e vai
encontrar uma série de Rockets para lutar. Quando vencer todos, você verá o Sr.
Fuji. Ele te levará para sua casa em Lavander e vai te dar uma PokéFlute, que
serve para acordar Snorlax, habilitando sua ida para Fuchsia.

 

Agora que fez isso tudo, você pode escolher entre dois destinos, Saffron City
ou Fuchsia City. Nós escolhemos Saffron primeiro, pois é o mais chato, mas você
terá de passar pelos dois, você só está escolhendo a ordem.

 

SAFFRON CITY
Agora em Saffron, a Equipe Rocket atacou de
novo. O bom é que o último desafio contra eles no continente Kanto (ainda tem
sete ilhas para vê-los). O único caminho vago é a entrada para a Silph Co. ou o
mini ginásio, também chamado de Dojo de Lutas. Ele está no norte-direito da
cidade. Verá que tem 2 ginásios, o da direita (que é o oficial) está sendo
bloqueada por um Rocket (assim como a entrada de vários lugares da cidade). O
Fighting Dojo é o ginásio da esquerda. No Fighting Dojo, você enfrentará vários
pokémons lutadores e quando vencer todos poderá escolher entre ganhar um
Hitmonchan e um Hitmonlee, ambos são uma boa adição a sua equipe.

 

Agora você deverá subir a Silph Co. e chegar no último andar para enfrentar o
Giovanni pela penúltima vez. Esta é a parte mais chata do jogo inteiro, espero
que tenha uma boa paciência agora. É importante você explorar o prédio por
inteiro, pois aqui é um bom lugar para se ganhar bastante dinheiro e subir
levels de seus pokémons (neste ponto do jogo, seus pokémons deveriam estar ao
menos no lv.40-45 para se dar bem nos 2 próximos ginásios, portanto, agora é a
hora de correr atrás do prejuízo).

 

 

Entre no prédio, antes de sair batalhando com todo mundo lá dentro, faça o
seguinte: Vá para o 5º andar e siga para sul. Tem um cientista que você é
obrigado a lutar com ele para prosseguir ao sul. Você verá um Rocket que está
próximo a um botão. Esse botão é um detalhe em um quadrado no chão, que quando
você pisa nele, você é transportado para um outro andar. Pise nele e você vai
para o nono andar, mas não explore aqui ainda, dê um passo e volte a pisar no
botão para voltar onde estava. Ande para baixo e vá para a direita para ganhar o
item chamado Card Key.

 

Pronto, agora saia daí e volte ao 1º andar, então comece a explorar andar por
andar, derrotando todos os que você encontrar pela frente e pegando alguns
itens. Se precisar recuperar seus pokémons, sinta-se livre de sair do prédio e
ir ao Centro Pokémon. Se preferir, ao sul-esquerdo do 9º andar, há uma mulher ao
lado de algumas camas que recuperam seus pokémons. Ao explorar o prédio,
cuidado, não pise naqueles botões no chão, que eles vão te tranportar para
andares diferentes e vão acabar te confundindo. Você verá também que tem algumas
salas separadas por uma parede diferente, na verdade isso é um portão. Todas as
vezes que você encontrar um portão, fale com o portão e aparecerá a frase:
"Bingo! The Card Key opened the door", e o portão irá se abrir para você
explorar a sala por dentro. Lembrando que você não deve pisar nos botões.

 

Após você explorar todos os 11 andares, volte para o terceiro andar e passe
por um Rocket num corredorzinho bem abaixo do elevador. Depois vire num outro
corredorzinho à esquerda e pise no 1º botão dali. Ande mais um pouco e você vai
ver quem??? Gary. Lute com ele novamente, seus pokémons agora estão bem mais
fortes, depois você só lutará com ele denovo tendo as 8 insígneas. Seus
pokémons:

 

 







Gary - Se você começou com Bulbasaur:


Pidgeot lv.37
Gyarados
lv.38
Exeggcute lv.35
Alakazam lv.35
Charizard
lv.25


Gary - Se você começou com Squirtle:


Pidgeot lv.37
Growlithe lv.38
Gyarados
lv.35
Alakazam lv.35
Venusaur lv.25


Gary - Se você começou com Charmander:


Pidgeot lv.37
Exeggcute
lv.38
Growlithe lv.35
Alakazam lv.35
Blastoise lv.25

 

 

Após derrotá-lo, fale com o outro homem da salinha, ele vai te dar um
Lapras. Pise no outro botão da salinha para chegar no último andar. Vá para
baixo e lute com o último Rocket. Vença-o e aperte A no portão. Giovanni irá te
chamar para lutar.

 

Líder da Equipe Rocket Giovanni
Nidorino lv.37
Rhyhorn
lv.37
Kangaskhan lv.35
Nidoqueen
lv.41

 

Vença-o e fale com o homem sentado em um sofá na sala. É o presidente da
Silph Co. Ele te dará a Masterball, a melhor pokébola que existe, que captura
sem precisar enfraquecer o pokémon. Nessas versões, o melhor é usá-la em um dos
cães lendários que vão aparecer repentinamente pelos matinhos de Kanto. Agora a
cidade toda está liberada, inclusive o ginásio. 

 

Entre no ginásio (o que está à direita), neste ginásio, para chegar até a
líder é preciso sair pisando nos botões no chão. Vá pisando nos botões indo para
a esquerda ou direita, procure lutar com todos os treinadores.

 


Líder Sabrina - Tipo Psíquico
Kadabra
lv.38
Mr. Mime lv.37
Venomoth
lv.38
Alakazam lv.43

 

Vença-a para ganhar a Marshbadge e o TM 04 - Calm Mind. Recupere seus
pokémons e vamos prosseguir jornada

 

PROSSEGUINDO JORNADA
Route 16, 17, 18 = Essas rotas não
são obrigatórias, pois ligam Celadon com Fuschia. Aqui você vai encontrar um dos
dois Snorlax que tem no jogo, ele está no lv.30. Lá não têm itens, apenas
pokémons e vários treinadores para enfrentar. É obrigatório que se tenha uma
Bike nessas rotas. Eu prefiro ir por essa rota, pois aqui você enfrentará menos
batalhas, mas vale também o level de seus pokémons...

 

 

Obs.: Após derrotar os Snorlax, posicione-se no local onde ele estava e
aperte A. Você receberá o item Leftovers.

 

Route 12, 13, 14, 15 = Essas são outras rotas alternativas que ligam
Lavander, Vermilion e Fuchsia. Nela você vai encontrar pokémons aquáticos (até
agora raros no jogo), mas vai precisar das varas de pescar encontradas em uma
casinha na rota e uma outra em Fuschia. A casinha está logo mais à frente do
Snorlax, lá você recebe a a vara Super Rod. Aqui tem o segundo Snorlax do jogo.
Depois vai encontrar vários treinadores, vários mesmo... Se tiver sorte, você
poderá encontrar o Ditto nos matinhos dessas rotas.

 

 

Obs.: Após derrotar os Snorlax, posicione-se no local onde ele estava e
aperte A. Você receberá o item Leftovers.

 

FUSCHIA CITY
Em Fuchsia há duas coisas à fazer, ir no
Safari Zone e ir no ginásio. Existe uma casa à direita de Fuschia que você pode
receber uma Good Rod. Mas, o mais importante, é que você tenha uma Super Rod
agora. Entre no Safari Zone (é a casa no extremo norte da cidade). Você é
obrigado a encontrar os itens Gold Teeth e o HM 03 - Surf.

 

 

Lá tem um guarda no balcão. Se responder que você quer entrar, ele te cobrará
$500 e você poderá entrar. Você recebe 30 Safari balls, são as pokébolas usadas
para capturar pokémons lá dentro. Você não precisa batalhar com os pokémons para
capturá-los, quando você encontra um pokémon no safari, você tem 4 alternativas:
fugir, jogar alimento, jogar pedra e jogar Safari ball. Quando entrar, siga
exatamente as instruções abaixo, pois você deve pegar o HM 03 e o Gold Teeth que
são itens muito importantes que você só encontra no fim do safari. E você só
poderá dar 600 passos dentro do safari, por isso, não fique passeando lá dentro,
pois quando você der o 600º passo, você terá que sair, e se não tiver com esses
dois itens, terá que começar tudo denovo.

 

Ao entrar no safari, vá na saída à norte-direita, siga à direita e suba o
morrinho. Saia pelo lado da esquerda suba tudo até chegar em outro morrinho.
Suba-o e desça pela direita. Vá por trás do morrinho e siga à esquerda até
chegar em outra saída. Você verá dois morros. Suba no da esquerda e saia pela
esquerda dele. Suba e siga para o norte e depois direita, suba virando à
esquerda e desça tudo até a saída. Se você descer um pouco, verá um item no
chão. É a Gold Teeth. Pegue-a e siga para a esquerda e você verá uma casinha.
Entre e fale com o carinha. Ele vai te dar o HM 03 - Surf. Se ainda com essas
instruções você está perdido, aí vão os mapas:

 

 

 

 

 

Agora não tem mais o que fazer no Safari Zone. Capture alguns pokémons até
acabar o número total de passos e quando acabar, não importa onde você esteja,
você será levado para a casinha onde começa o Safari Zone. Quando quiser entrar
denovo, basta pagar mais $500. Abaixo vão os pokémons que você encontra no
Safari Zone:

 

Comuns de serem encontrados no safari: Nidoran macho e fêmea, Nidorina,
Nidorino, Paras, Venonat, Exeggcute, Rhyhorn e Doduo.

 

Raros de serem encontrados no safari: Parasect, Venomoth, Chansey,
Kangaskhan, Tauros, Scyther (somente em FR) e Pinsir (somente em LG)

 

Pescando - Super Rod: Goldeen, Seaking e Dratini. Agora, se você tiver mesmo
muita sorte, é possível até que você encontre Dragonair pescando (mais só se
você tiver muita sorte mesmo, as chances de um Dragonair ser pescado aqui é de
1%, e você precisará de ter ainda mais sorte para capturá-lo, pois os pokémons
do safari também podem escapar sozinhos se eles quiserem).

 

Agora volte para Fuschia. Tem uma casa ao lado direito do Pokémon Center,
entre nela e fale com o velho lá dentro, ele é o Warden, dono da Safari Zone.
Fale com ele, aquele item Gold Teeth é a dentadura do velho, dê para ele e você
receberá em troca o HM 04 - Strenght. Essa técnica serve para empurrar grandes
pedras redondas. Inclusive, tem uma dessas pedras dentro da casa, bloqueando um
item, ensine Strenght para um de seus pokémons e use-o na pedra, então você
poderá empurrá-la. O item ali é um Rare Candy, pra quem não sabe, ela aumenta um
level de seu pokémon. Seu próximo destino é o ginásio. Prepare-se pois você vai
enfrentar o líder dos pokémons venenosos.

 

O ginásio de Fuschia tem uma coisa muito estranha, paredes transparentes, mas
se você olhar bem, irá perceber que pode vê-las, mas nada que seja muito
complicado... Você pode se deparar com uns pokémons psíquicos, mas use a cabeça
e vença. Se você tiver dificuldade só por causa dessa parede invisível, abaixo
tem um mapa do ginásio mostrando as paredes.

 

 

Líder Koga - Tipo Veneno
Koffing
lv.37
Muk lv.39
Koffing
lv.37
Weezing lv.43

 

Koga será bem complicado, pois será muito fácil de você ficar envenenado.
Quando vencer, você irá ganhar o Soul Badge e o TM 06 - Toxic.

 

AGORA VOCÊ TEM SURF!
Como você recebeu o HM 03 - Surf no
safari e ganhou a insígnea do Koga; você pode usar essa técnica surf. Ela serve
para você nadar pela água, portanto, ensine surf a um de seus pokémons. As rotas
19 e 20 ligam Fuchsia com Cinnabar e você deverá ter Surf para poder passear
nelas. Você encontrará vários pokémons aquáticos e vários treinadores. Se ao sul
de Fuschia você ficar de frente pra água e usar surf, você poderá nadar pela
água.

 

Se você explorar essas rotas verá que no meio delas tem uma ilha com caverna,
chamamos elas de Seafoam Islands. Aqui é o local onde você poderá encontrar o
pokémon lendário Articuno. Mais para o fim do detonado temos falando com mais
detalhes sobre as Seafoam Islands. Se você quiser explorá-la agora é só procurar
"Seafoam Islands" pro fim do detonado.

 

E agora que você tem surf, é possível que você capture outro lendário que
ficou disponível, Zapdos. Se quiser tentar capturá-lo agora, basta usar Fly até
o Rock Tunnel (está mais à direita no mapa, depois de Cerulean). Subindo um
pouco verá uma água para surfar, você chegará num lugar chamado Power Plant, é
aqui onde se encontra o Zapdos. Aqui é uma usina elétrica, portanto, só
encontrará pokémons elétricos por aqui, no fim encontrará o lendário. Mais
detalhes do Power Plant está também pro fim do detonado.

 

Se quiser capturar os lendários desde já pode capturar, mas nosso próximo
destino é a ilha de Cinnabar. A forma mais rápida é voar até a cidade de Pallet
(sua cidade natal) e usar surf ao sul da cidade, atravessar a rota seguindo ao
sul e chegará numa ilha.

 

CINNABAR ISLAND
Nesta cidade você ganhará sua sétima
insígnia e poderá finalmente usar os fósseis que você pegou no começo do jogo
para ganhar o Kabuto/Omanyte e o Aerodactyl. Vá numa casa grande na extrema
esquerda-sul da ilha. Esta casa é um laboratório onde ressucitam os fósseis.
Verá várias portas. Entre na última e fale com um cientista no alto da sala.
Entregue o fóssil e saia daqui, volte carregando no máximo 5 pokémons e vá falar
com o cientista denovo, ele lhe dará o pokémon do fóssil. Faça a mesma coisa com
o outro fóssil (Helix/Dome Fossil e Old Amber). Se você ir no ginásio, verá que
está trancado, então entre na casa do lado. É a Pokémon Mansion.

 

Não é tão complicado, mas é bem chatinha essa parte. Você vai encontrar
papéis contando a história do Mewtwo, mas nada muito impressionante. Haverá
estátuas que mudam o caminho, e ajudam ou atrapalham. Você deverá achar o Secret
Key para poder abrir o ginásio. Lá também têm alguns carinhas para lutar e
alguns itens a pegar. Explore o 1º andar, tem umas estátuas que quando você fala
com elas, elas abrem e fecham as salas.

 

Depois, suba até o 2º andar e você verá outra escada, se quiser subir, tem
apenas um treinador lá, depois volte. Explore o 2º andar, fale com a estátua
para abrir e fechar as passagens, depois, vá para o norte-esquerdo desse andar e
suba a outra escada de cima. Fale com a estátua para ela liberar o caminho e
caia no primeiro buraco à esquerda da salinha.

 

Agora você verá várias plantas, um cientista e uma escada. Desça à escada e
entre na salinha à esquerda por uma porta no norte dela. Fale com a estátua para
ela liberar o caminho e saia por uma porta à esquerda, pois a porta do norte vai
estar trancada. Agora vá a uma porta que estava trancada próxima à escada e
entre. Suba tudo até ver outra estátua. Fale com ela e siga para a esquerda.
Você verá uma mesa e um item em cima dela, é o Secret Key que abre o ginásio de
Cinnabar.

 

Agora volte tudo e volta à salinha à esquerda da escada para trancar o
caminho, senão a saída vai estar bloqueada e você deverá voltar tudo. Vá para a
escada, desça e saia pela direita da sala onde você está. Aqui vão alguns mapas
para você se achar:

 

 

 

 

 

Após sair da mansão, recupere os seus pokémons e vá ao ginásio. Aqui existem
algumas máquinas que quando você fala com elas, elas fazem uma pergunta a você,
se você responder corretamente, poderá atravessar a sala sem batalhar com o
treinador, se errar, terá que lutar com o treinador. Mas se quiser, lute com o
treinador de uma vez, é até bom para você ir ganhando dinheiro e exp. points. As
portas vão se abrindo assim que você responde corretamente ou derrote um
treinador, no fim, chegará ao líder.

 

Líder Blaine - Tipo Fogo
Growlithe
lv.42
Ponyta lv.40
Rapidash
lv.42
Arcanine lv.47

 

Se você pegou Squirtle (que já deve ser um Blastoise) vai ser muito fácil. O
golpe surf é muito bom aqui. Vença-o para ganhar a Volcano Badge e o TM 38 -
Fire Blast.
 
Assim que você sair do ginásio, Bill vai aparecer num
barquinho (As primeiras mudanças no jogo que veio com os remakes). Ele vai te
convidar para ir às Sevii Islands, e é lógico que você vai aceitar. É opcional,
caso responda que não, Bill vai ficar te esperando no Centro Pokémon de
Cinnabar. Mas diga sim, vamos cobrir essa parte do detonado agora. Bem-vindo às
Sevii Islands!

 

 

ONE ISLAND - A KNOT ISLAND
Na ilha 1 você verá uma casa
grande difrente, quando entrar, verá que é um PokéCenter, só que tem uma grande
máquina ao lado direito. Mais para frente ela pode permitir que você troque
pokémons com as versões compatíveis a FR/LG. Fale com o cara da maquina (o nome
dele é Celio) no Centro Pokémon e você ganhará o Meteorite e o Tri-Pass que
permite andar pelas três primeiras ilhas. Você também receberá um novo mapa com
as 3 ilhas, é só ver na sua mochila o Town Map. O Bill estará aqui também.

 

 

 

Você perceberá que o PC não está funcionando nessas ilhas, se precisar usar o
PC, vá ao porto que é ao sul da ilha e vá a Three Island. Por enquanto, vamos
explorar a 1ª ilha. Você achará um lugar que dá para surfar, portanto, use surf
aqui e siga a norte e encontrará terra firme. Haverá treinadores e itens pelo
caminho. Logo achará uma caverna, entre. Lá, tem uma piscina que quando você
para no centro dela seus pokémons são recuperados. Fale com o homem na frente da
cachoeira aqui e você receberá o HM 06 - Rock Smash.

 

Saia da caverna. Você deve ter visto que do lado de fora tinha
umas pedras que bloqueavam um item. Ensine a técnica Rock Smash a um de seus
pokémons e ele poderá quebrar essas pedras (lembra, lá atrás do detonado, no
Rock Tunnel, tinha essas pedras). Bom, agora você precisa estar carregando na
sua equipe um pokémon que tenha Rock Smash e Strenght.

 

Use surf seguindo pro norte até encontrar terra firme denovo.
Chegará num lugar chamado Mt. Ember. Lute com os treinadores que encontrar, verá
dois Rockets, ignore-os por enquanto, numa das próximas visitas às Sevii Islands
voltaremos aqui. Siga caminho para a esquerda. Achará uma entrada de caverna.
Quando precisar usar Rock Smash e Strenght, use. No topo chegará num lugar com
umas pedras de Strenght, posicionadas como na imagem abaixo. Empurre-as na ordem
indicada pelos números. Você encontrará um pokémon lendário, é o Moltres.
Prepare suas Ultra balls, salve o jogo antes da luta, capture-o, ele estará no
lv.50.

 

 

TWO ISLAND - A BOON ISLAND
Volte para o porto da ilha 1 e
peça para ir à Two Island. Você chegará na Ilha 2. Siga ao norte da ilha, lá tem
uma casa com o Move Tutor que ensina os golpes imperiais: Hydro Cannon, Frenzy
Plant e Blast Burn, que são muito poderosos, mas tem o efeito igual o do Hyper
Beam, tendo que recarregar depois do uso. Ele ensina esses golpes apenas para os
iniciais.

 

 

Se você escolheu Bulbasaur e o evoluiu até Venusaur, ele irá te ensinar o
Frenzy Plant.
Se você escolheu Charmander e o evoluiu até Charizard, ele irá
te ensinar o Blast Burn.
Se você escolheu Squirtle e o evoluiu até Blastoise,
ele irá te ensinar o Hydro Cannon.
Mas para que o Move Tutor possa ensinar o
golpe para seu inicial evoluído, é preciso que você o coloque em 1º lugar na sua
equipe de pokémons.

 

Ainda na segunda ilha, vá para a última casa da direita-sul. Lá tem um cara
que é um amigo do Bill. Você descobrirá que uma menina (a filha dele, chamada
Lostelle) sumiu, ela está perdida na 3ª ilha (e o nome dela já significa estar
perdida, Lost = Perder) ... e você terá que salvá-la, então dirija-se para a 3ª
ilha (Three Island).

 

THREE ISLAND - A KIN ISLAND
Logo na entrada da ilha tem
uma caverna, mas não haverá nada lá, numa das próximas visitas às Sevii Islands
voltaremos aqui. Na terceira ilha entre no Centro Pokémon e fale com o cara do
lado do PC para poder mexer nele (Ele estava fazendo a ligação dos Centros
Pokémon de Kanto com os de Sevii). Depois saia do Centro e enfrente os homens de
bicicleta (que na verdade são motoqueiros) para poder seguir para o norte, são
vários homens e de uma vez, eles só tem Grimer e Koffing e suas evoluções nos
lvs.37-39. Derrote-os para seguir a norte.

 

 

Após derrotar os motoqueiros, fale com os carinhas ali perto. Traga algum
pokémon seu que tenha Surf e Cut, prossiga ao norte. Siga a trilha pela esquerda
lutando com os treinadores e pegando os itens, até chegar numa floresta (Berry
Forest), vá abrindo caminho em direção ao Norte-esquerda, mas sem deixar de
explorar a floresta.

 

Encontrará uma menina que será atacada por um Hypno lv.30. Vença ou capture o
Hypno para poder voltar à Kanto. A menina é a que estava desaparecida, você vai
voltar à segunda ilha, na casinha onde você pode jogar joguinhos com outras
pessoas via Wireless Adapter. Fale com o pai de Lostelle, lembra do Meteorite
que você ganhou do Bill quando estava com o Celio? Entregue-o para o pai da
menina e receberá uma Moon Stone.

 

Depois de ter explorado as 3 ilhas, volte para a primeira ilha, então fale
com o Bill lá, ele levará você devolta para Cinnabar. Ele vai falar que se você
quiser voltar às ilhas das Sevii Islands, é só ir no porto da cidade
de Vermilion.

 

O ÚLTIMO GINÁSIO!
Agora que estamos em Kanto denovo, voe
até Viridian. Viridian agora é uma cidade com ginásio, para quem não lembra onde
é, fica no norte-direito da cidade. O ginásio é cheio daquelas setas que te
levam (lembram da base dos Rockets?), mas é bem simples de passar. O líder dos
Rockets Giovanni é que é o líder desse ginásio.

 

Líder Giovanni - Tipo Terra
Rhyhorn
lv.45
Dugtrio lv.42
Nidoking
lv.45
Nidoqueen lv.44
Rhyhorn
lv.50

 

Vença-o para ganhar a EarthBadge e o TM 26 - Earthquake. Agora você já tem
oito insígnias e pode finalmente ir para a Liga.

 

Você deve sair pela esquerda de Viridian indo as rotas 22 e 23. Essas rotas
ligam Viridian até a Victory Road. Você deverá lutar com Gary pela penúltima vez
aqui e ele estará quase tão forte quanto na liga. Se vencê-lo facilmente, você
está preparado para a liga.

 

 







Gary - Se você começou com Bulbasaur:


Pidgeot lv.47
Rhyhorn
lv.45
Gyarados lv.45
Exeggcute
lv.45
Alakazam lv.47
Charizard
lv.53


Gary - Se você começou com Squirtle:


Pidgeot lv.47
Rhyhorn
lv.45
Growlithe lv.45
Gyarados
lv.45
Alakazam lv.47
Venusaur lv.53


Gary - Se você começou com Charmander:


Pidgeot lv.47
Rhyhorn
lv.45
Exeggcute lv.45
Growlithe
lv.45
Alakazam lv.47
Blastoise lv.53

 

 

Quando entrar na Route 23, você deverá apresentar suas insígnias para
cada guarda até a última, onde no final haverá uma caverna, e entre na caverna
traga um pokémon que saiba usar Strenght e Surf.

 

A ÚLTIMA CAVERNA - VICTORY ROAD
Finalmente você chegou lá,
na caverna mais legal do jogo. Você vai usar Strenght aqui. Também verá vários
treinadores para lutar e vários pokémons à capturar. Antes o Moltres morava aí,
mas agora ele está morando nas Sevii Islands, portanto não há nada o que fazer
aqui, apenas achar a saída e claro, lutar com treinadores e pegar itens. Para
sair, basta empurrar as pedras até os botões brancos no chão. Atravesse toda a
caverna, aí vão os mapas:

 

 

 

 

Quando sair de lá, você estará no Indigo Plateau, a liga pokémon é bem ali.
Uma observação: é importante, neste ponto do jogo, já ter capturado 60 pokémons,
porque é importante para depois não ter problemas quando for receber uma Pokédex
nova.

 

PLANALTO ÍNDIGO
Aqui é o lugar onde fica a Liga Pokémon.
Você vai enfrentar cinco difíceis batalhas e deverá ganhar todas para finalmente
"terminar" o jogo. Passe no Centro Pokémon, equipe berries em seus pokémons e
compre vários itens como Full Restore, Revive e Max Potion, pois você vai
precisar. Aí vão os pokémons da Liga e do Gary, lembrando que sempre o
pokémon mais forte de cada um estará equipado com uma Sitrus Berry!!! E se você
deixar o HP do pokémon deles muito baixo, eles irão usar Full Restore... Esteja
com seus pokémons ao menos no lv.65 e salve o jogo antes de entrar. Você não
poderá voltar ao Centro Pokémon entre as batalhas.

 

Elite 4 Lorelei - Tipo Água/Gelo
Dewgong
lv.52
Cloyster lv.51
Slowbro
lv.52
Jynx lv.54
Lapras
lv.54

 

Use golpes de planta e elétricos para vencer, cuidado ao usar tipo planta,
contra a Jynx, é melhor um tipo fogo.
 
Elite 4 Bruno - Tipo Lutador/Pedra
Onix
lv.51
Hitmonchan lv.53
Hitmonlee
lv.53
Onix lv.54
Machamp
lv.56

 

Use golpes voadores e de água para vencer.
 
Elite 4 Agatha - Tipo Fantasma/Veneno
Gengar
lv.54
Golbat lv.54
Haunter
lv.53
Arbok lv.56
Gengar
lv.58

 

Evite usar golpes normais e lutadores, contra Golbat é melhor um tipo
elétrico e contra Arbok é melhor um tipo terra.
 
Elite 4 Lance - Tipo Dragão/Voador
Gyarados
lv.56
Dragonair lv.54
Dragonair
lv.54
Aerodactyl lv.58
Dragonite
lv.60

 

Use golpes de gelo e dragão para vencer.
 
Seu Rival
(Gary)

 

 







Se você começou com Bulbasaur:


Pidgeot lv.59
Rhydon
lv.59
Gyarados lv.61
Exeggutor
lv.59
Alakazam lv.57
Charizard
lv.63


Se você começou com Squirtle:


Pidgeot lv.59
Rhydon
lv.59
Arcanine lv.61
Gyarados
lv.59
Alakazam lv.57
Venusaur lv.63


Se você começou com Charmander:


Pidgeot lv.59
Rhydon
lv.59
Exeggutor lv.61
Arcanine lv.59
Alakazam lv.57
Blastoise lv.63

 

 

Tendo golpes de fogo, elétricos e de água já é o bastante para vencê-lo,
outros tipos como gelo, voador e terra também poderão ser usados

 

No final do jogo, o personagem principal passa novamente por todas as rotas e
cidades do jogo, até Pallet. Depois, escolha a opção continue para continuar com
o jogo.

 

CONTINUANDO O JOGO - SEVII ISLANDS
Depois que você
terminar o jogo, você deve ter 60 pokémons capturados. Vá falar com o professor
Carvalho (ele virá até você) e ele vai te dar a Natinal Dex, uma PokéDex
melhorada, que pode armazenar os dados dos 386 pokémon. Agora você pode capturar
pokémons do GSC e RS, mas como você vai capturá-los? Pegando o Ruby e a
Sapphire, que estão perdidos pelas Sevii Islands.

 

Entre no porto de Vermilion, você será levado para as Sevii Islands. Vá para
a ilha 1 e fale com o Celio. Ele dirá que precisará dos itens Ruby e Sapphire
para poder fazer aquela máquina funcionar e permitir que você troque os pokémons
de Hoenn/Johto para essa versão. Você deve ir pegar o Ruby, ele está naquele
lugar onde tem dois Rockets na ilha 1 (bem ao norte, perto do Moltres, no Mt.
Ember, lembrou?). Lute com os Rockets e entre numa caverna que agora se abriu
ali perto.

 

 

Explore toda a caverna. Traga um pokémon que use a técnica Strenght, pois vai
precisar. Você pega o Ruby no fim dela. Quando chegar a um lugar com dois
caminhos, pegue o do sul, o da direita leva a entrada da caverna. Pegue o Ruby,
volte naquele caminho e pegue o da direita, é um atalho pra chegar mais rápido a
entrada da caverna. Saia, volte até Celio e entregue o Ruby, e ele vai te dar um
passaporte (Rainbow Ticket) para as ilhas 4, 5, 6 e 7. Você também receberá
mapas das ilhas 4 e 5, 6 e 7.

 

 

Ainda falta a Sapphire, mas agora vamos explorar as Sevii Islands. Vá até a
ilha 3. Lembra que logo na entrada da ilha tem uma caverninha que antes não
tinha nada? Entre nela agora. Verá que ela cresceu um pouquinho. Passe pela
saída e chegará numa área com matinho. Você poderá encontrar Dunsparce aqui,
nada demais. Vamos explorar as demais ilhas agora.

 

FOUR ISLAND - A FLOE ISLAND
A quarta ilha é a menor de
todas. Aqui você vai encontrar o Breeding Center (local onde você pode cruzar
seus pokémons) e uma caverna. Esta caverna é a Icefall Cave, está localizada à
direita da ilha, usando surf. Dirija-se a ela.

 

 

 

Nesta caverna, você verá que há pisos cristalinos que quando você pisa sobre
eles uma vez, eles racham, pisando neles uma segunda vez, eles quebram, fazendo
você cair no andar de baixo. Pegue todos os itens que você encontrar na caverna,
um deles é o HM 07 - Waterfall, que serve para subir cachoeiras, como aquela que
tem no começo da caverna. Portanto, ensine Waterfall a um pokémon seu e faça ele
subir a cachoeira, desça a escada e entre na caverninha. Você encontrará Lorelei
(aquela da elite 4) enfrentando alguns Rockets. Vá lá e ajude ela a
derrotá-los.

 

 

 

 

Você ainda terá que ver Rockets nessas ilhas. Ainda nessa caverna, se você
tiver sorte, poderá encontrar Delibird (se joga FireRed) ou Sneasel (se joga
LeafGreen). Também vão aparecer Swinub. Não há mais nada para fazer na ilha 4,
vamos agora para a ilha 7. Prefiro deixar as ilhas 6 e 5 para depois, porque
nelas é que estão os Rockets, portanto, dirija-se à Seven Island.

 

SEVEN ISLAND - A QUEST ISLAND
Aqui tem 2 atrações: A
Trainer Tower e a Tanoby Ruins.

 

 

Tanoby Ruins são as ruínas onde se encontram os Unowns, para chegar até lá,
basta seguir caminho ao sul da ilha. Traga pokébolas se quiser ir capturando os
Unowns. Traga pokémons com Surf e Strenght. Encontrará treinadores pelo caminho,
em um certo ponto, verá uma caverna. Entre nela e empurre as pedras, abaixo está
o mapa, siga a direção da seta vermelha primeiro, depois azul, depois roxa e
depois verde:

 

 

Quando você empurrar as pedras pros locais indicados, acontecerá um
terremoto. Isso quer dizer que agora é possível que você encontre Unowns nas
ruínas. Siga para o sul da ilha até encontrar água, usando surf por aqui você
chega nas 7 ruinas. Você encontrará os Unowns das 26 letras mais os novos Unowns
! e ?. Da esquerda para a direita, você encontra nas ruinas:
1ª: Unowns ? e
A
2ª: Unowns C, D, H, O e U
3ª: Unowns E, I, N e S
4ª: Unowns J, L, P,
Q e R
5ª: Unowns F, G, K, T e Y
6ª: Unowns B, M, V, W e X
7ª: Unowns !
e Z

 

E para chegar a Trainer Tower, basta surfar ao norte da sétima ilha. Ela é
como o Trainer Hill da versão Emerald. A idéia é chegar ao topo da torre o mais
rápido o possível derrotando os treinadores. No final, chegará ao telhado da
torre, onde um cara te dá um item como prêmio, de acordo com o tempo que você
demorou para subir toda a torre. Use itens entre as batalhas para recuperar os
seus pokémons, pois, se voltar ao Centro Pokémon da torre irá perder muito
tempo. Os levels dos pokémons aqui vão estar no mesmo level de seu pokémon mais
forte. Portanto, é melhor entrar aqui com os pokémons todos no mesmo level. Boa
Sorte, vai precisar ... Mas vou avisando, a Trainer Tower é uma área opcional,
não é necessário passar por ela.

 

SIX ISLAND - A FORTUNE ISLAND
Vá ao porto e siga em
direção da sexta ilha. Chegando aqui, poderá ir a norte e a sul, vamos explorar
o norte primeiro, basta usar surf pro norte e chegará a terra firme. Enfrente
tudo quanto é treinador que tem por aqui. É bom, porque você ainda terá que
enfrentar a Elite 4 mais uma vez, e seus pokémons devem estar ao menos no
lv.75.

 

 

Depois, volte a área do porto da ilha e siga em direção ao sul. Você
precisará das técnicas Cut e Strenght ao longo do caminho. Prepare-se para lutar
com mais treinadores. Também há itens a serem pegos. Você precisará do Cut para
abrir o portão da caverna.

 

 

Dentro da caverna, siga os buracos do norte, esquerda, direita e por último
sul. Qualquer outra combinação fará você voltar ao começo. Você encontrará a
Sapphire! Mas quando for pegar, virá um cientista e tomará de você, ele trabalha
para os Rockets. Mas ele permitirá que você agora possa entrar num lugar da ilha
5 onde se escondem os Rockets.

 

 

Não há mais nada a fazer na ilha 6, então parta para a Five Island!

 

FIVE ISLAND - A CHRONO ISLAND
Antes de mais
nada, vamos acabar de vez com esse assunto dos Rockets. Siga caminho à direita
do Pokémon Center, haverá Rockets pelo caminho, siga em direção ao sul. Logo
achará um casarão bem grande, aqui é o Rocket Warehouse. Se você passou por
ambos os lugares onde estavam o Ruby e a Sapphire, você consiguirá entrar.
Abaixo segue um mapa do lugar, siga as setas vermelhas primeiro, depois as
azuis:

 

 

No final, lute com o cientista. Ele usa elétricos e Porygon nos
lvs.46. Derrote-o e você ficará com a Sapphire. Leve-a até Celio na ilha 1, e
você poderá fazer trocas com R/S/E/Colosseum/XD. Agora que Celio tem o Ruby e a
Sapphire na máquina, foi liberado sua passagem para a Unknown Dungeon (ou
Cerulean Cave). Também agora é possível enfrentar novamente a elite 4, e eles
estarão com pokémons novos e/ou mais fortes. Mas antes, aproveitando que ainda
estamos nas Sevii Islands, vamos acabar de explorar a quinta ilha.

 

 

Esteja carregando no máximo 5 pokémons. Surfe à esquerda da ilha,
indo em direção norte-esquerda. Vá seguindo as passagens entre as pedras na
água, em direção à esquerda. Chegará em uma ilhazinha. Aqui tem uma treinadora e
um velho. Fale com um velho que ele te dará um ovo, se você depois der 1000
passos carregando ele em sua equipe, nascerá um Togepi.

 

 

Volte a ilha, surfando a norte e indo em direção a direita, haverá
treinadores para lutar. Depois, volte e siga em direção ao Rocket Warehouse. Use
surf seguindo em direção sul-direita o máximo que você puder. Chegará numa ilha
com uma grande rocha. Se você deixar um item Lemonade ali, o cara que está do
lado te dará o TM 42. No mais sul-esquerdo da ilha terá o item Metal Coat.

 

Depois de explorar as Sevii Islands, volte pro porto e escolha a
opção Vermilion, e você estará devolta a Kanto. Agora há algumas coisas
opcionais a fazer, se quiser, faça-as agora.

 




Áreas Opcionais:

 

SEAFOAM ISLANDS
Nas Seafoam Islands você correrá o risco
de capturar Articuno, mas isso é realmente chato. Você estará habilitado de vir
aqui assim que tiver o HM 03 - Surf e ganhado do líder de Fuschia. Entre numa
caverna que há lá dentro. Você vai precisar de Surf e Strenght. Depois de muito
trabalho, verá que para sair de lá é bem fácil. Para ver o que dá para você
fazer, basta olhar os mapas abaixo:

 

 

 

 

 

 

Aqui você deve ir empurrando as pedras para os buracos, pois, nos últimos
andares tem correntezas na água, que fazem você se desviar do caminho certo.
Quando conseguir chegar no Articuno, salve o jogo, prepare suas Ultra balls. Não
use a Master ball aqui, acredite, haverá lendários mais difíceis. Boa sorte em
suas tentativas de capturá-lo, ele estará no lv.50.

 

POWER PLANT
A Power Plant é uma usina hidroelétrica, onde
vive a ave lendária dos pokémons elétricos, chamado Zapdos. Para chegar nela,
basta usar Fly até o Rock Tunnel, então suba e achará um rio para surfar. Nade e
chegará no Power Plant. Aqui você não tem nada à fazer, apenas capturar vários
pokémons elétricos mesmo. Cuidado para não se enganar com Voltorb, pensando que
são itens...

 

 

Para este lendário, também use Ultra balls para tentar capturá-lo. Lembre-se
sempre de salvar o jogo antes de começar a batalha, pois, caso não consiga
capturá-lo, você poderá tentar denovo do lugar onde salvou. Você está liberado
para capturá-lo ao mesmo tempo que Articuno. Zapdos também está no lv.50, boa
sorte para capturá-lo.

 

OS CÃES LENDÁRIOS
Sim, nestas versões você também poderá
capturar os cães lendários Raikou, Entei ou Suicune. Mas só um deles poderá
aparecer para você, e será da mesma forma que eles apareciam em G/S/C:
aleatoriamente pelos matinhos de todo o continente Kanto. Eles poderão aparecer
logo após que você derrotar a elite 4. Os matinhos que eles aparecem são os que
estão nas rotas dos arredores de Cerulean, Saffrom e Fuschia, ou seja,
praticamente em todo o mapa. Conforme você ande ou voe de uma cidade/rota para a
outra, eles mudarão o local de onde estão. É preciso de muita sorte para
encontrá-los, e quando encontrar, não pense duas vezes: vá logo atirando a
Master ball, assim, é certeza que você vai capturá-lo, sem precisar
enfraquecê-lo. Mas caso não use a Master ball, será mais difícil, porque eles
irão fugir no primeiro golpe dado neles e você terá que encontrá-lo denovo para
outras tentativas de enfraquecê-lo ou atirar a Ultra ball, de preferência.

 

 








Raikou



Entei



Suicune

 

 

O cão que irá aparecer para você vai depender do pokémon inicial que você
escolheu no início da jornada. Assim como o inicial que o seu rival escolhe, o
cão lendário que vai aparecer será sempre aquele do tipo que tem vantagem ao seu
inicial. Então:
Se você escolheu Squirtle, aparecerá Raikou;
Se você
escolheu Bulbasaur, aparecerá Entei;
Se você escolheu Charmander, aparecerá
Suicune.

 

UNKNOWN DUNGEON (CERULEAN CAVE)
É uma caverna que fica em
Cerulean. É lá que se captura o Mewtwo. Cheio de labirintos, é um lugar muito
chato, porém vem vários pokémons, do mais legal, ao mais estranho. Só que você
vai ter que ter a National Dex para entrar lá... Também vai precisar ter
entregado o Ruby e a Sapphire para o Celio, então, isso quer dizer que só para
entrar já é difícil.

 

Para chegar lá basta sair pelo norte de Cerulean e procurar um lugar à
esquerda para se usar Surf. Se você tiver entregado o Ruby e a Sapphire para o
Celio e se tiver a National Dex, não haverá ninguém na entrada da caverna. Se
tiver um cara barrando a entrada da caverna, quer dizer que falta fazer essas
coisas.

 

Quando a passagem estiver livre, entre. Lembre-se de trazer um pokémon que
saiba usar a técnica do Rock Smash. Lembre-se também de trazer um belo estoque
de Ultra balls, pois além de precisar delas para capturar o Mewtwo, os pokémons
aqui estão muito fortes, e para serem capturados com mais facilidade, precisa-se
da Ultra ball. Assim como nas antigas versões de R/B/Y, a Unknown Dungeon é uma
grande caverna com pokémons em levels altos. Abaixo seguem os mapas da caverna.
Para chegar diretamente ao Mewtwo, basta seguir as letras E, F e G.

 

 

 

 

Itens:

 


  1. Nugget
  2. Full Restore
  3. Max Elixir
  4. PP Up
  5. Ultra Ball
  6. Full Restore
  7. Max Revive
  8. Ultra Ball

 

Pokémons:

 

Geodude e Graveler - usando rock smash
Psyduck/Slowpoke e Golduck/Slowbro
- usando surf
Wobbufet e Electrode - tendo sorte, são raros de serem
encontrados
Golbat, Parasect, Primeape, Machoke, Kadabra, Magneton e Ditto -
comuns

 

Explore bem a caverna, cuidado para não se enrolar nos labirintos. As letras
indicam onde as escadas vão dar. Use Rock Smash para chegar até alguns itens, um
deles é a Ultra ball, já é uma ajuda para tentar capturar o Mewtwo.

 

Quando chegar ao fim da caverna encontrará um pokémon muito forte,
isso mesmo, é o Mewtwo. Ele é o pokémon lendário mais forte de todos, digo isso
porque ele está no level 70, será o lendário mais difícil de ser capturado,
quanto mais alto o level, mais difícil é para capturar. Fique de frente para o
Mewtwo e salve o jogo. Como capturá-lo é muito difícil, é importante salvar,
para caso não conseguir, tentar denovo do lugar de onde salvou.

 

Para facilitar a captura, deve deixá-lo com o HP baixo e colocá-lo
para dormir (sleep). Mas é preciso fazer isso rápido, porque caso ele use seu
golpe Safeguard, ele não será afetado nem por sleep, nem por poison, nem por
nenhuma outra condição de Status. Outro problema é que ele possui o golpe
Recover. Isso quer dizer que, quando você estiver tentando abaixar o HP dele,
ele vai lá e recupera uma parte do HP com essa técnica. Não subestime o Mewtwo,
quando eu falei que ele era difícil de ser capturado, é porque ele é mesmo,
ainda mais que é um pokémon lendário.

 

Ele também possui 2 golpes ofensivos: Psychic e Swift, que poderão ir
causando danos ao seu pokémon. Quando achar que é a hora certa, atire a Ultra
ball e torça para que ele seja capturado. Te desejo boa sorte, pois é bem mais
provável que ele escape do que seja capturado, mas não desista! Você ainda tem
chances, e o Mewtwo vale muito a pena, pode até ajudar na sua nova ida a elite
4, porque os pokémons dos membros da elite vão estar mais fortes e o Mewtwo está
em um bom level para enfrentá-los. Se quiser derrotar denovo os membros da elite
4, sejam igual ao Mewtwo, ou melhor, tentem ser melhor do que ele, Mewtwo é um
exemplo de um pokémon de level alto e você precisa estar em um level mais alto
do que o dele para enfrentar denovo as elites.

 

Você pode ver que o Mewtwo é difícil de ser derrotado, ele
dificilmente se dá por vencido, por isso é difícil de capturá-lo. Se você tem a
Master ball e não quiser usá-la contra os cães lendários, Mewtwo é o único outro
lendário que vale a pena usar a Master ball. Assim que tiver capturado o Mewtwo
(com um enorme sacrifício de tentativas), você zerou a Cerulean Cave. Use um
Escape Rope para sair, ou faça seu caminho devolta para a entrada.

 

FIM DE JOGO - O ÚLTIMO DESAFIO À ELITE 4
Quando seus
pokémons estiverem bem fortes mesmo (ao menos até o lv. 75), volte ao Indigo
Plateau, pois você terá que enfrentar a elite 4 denovo. Você já sabe como se
preparar. Na verdade, assim que você ajudar Lorelei a derrotar os Rockets na
Four Island, a opção de batalhar com a elite 4 melhorada está aberta. Se achar
que está pronto, então, vamos a liga!

 

Elite 4 Lorelei - Tipo Água/Gelo
Dewgong
lv.64
Cloyster lv.63
Piloswine lv.63
Jynx
lv.66
Lapras lv.66

 

Agora Lorelei tem Pilowine, para ele, golpes de fogo e de água são bem
efetivos.
 
Elite 4 Bruno - Tipo Lutador/Terra
Steelix lv.65
Hitmonchan lv.65
Hitmonlee
lv.65
Steelix lv.66
Machamp
lv.68

 

Agora Bruno tem Steelix, para eles, golpes de fogo e de água são bem
efetivos.
 
Elite 4 Agatha - Tipo Fantasma/Veneno
Gengar
lv.66
Crobat lv.66
Gengar
lv.70
Misdreavus lv.65
Arbok
lv.68

 

Agora Agatha tem Misdreavus, derrote-a da mesma forma que derrotaria o
Gengar.
 
Elite 4 Lance - Tipo Dragão/Voador
Gyarados
lv.68
Kingdra lv.66
Dragonite
lv.66
Aerodactyl lv.70
Dragonite
lv.72

 

Agora Lance tem Kingdra, golpes elétricos ou de gelo mesmo podem
derrotá-lo.

 

Seu Rival (Gary)

 

 







Se você começou com Bulbasaur:


Heracross lv.72
Tyranitar
lv.72
Gyarados lv.73
Exeggutor
lv.73
Alakazam lv.73
Charizard
lv.75


Se você começou com Squirtle:


Heracross lv.72
Tyranitar
lv.72
Arcanine lv.73
Gyarados
lv.73
Alakazam lv.73
Venusaur lv.75


Se você começou com Charmander:


Heracross lv.72
Tyranitar
lv.72
Exeggutor lv.73
Arcanine lv.73
Alakazam lv.73
Blastoise lv.75

 

 

Derrote o Gary da mesma forma que você sempre derrota.

 

NAVEL ROCK
Navel Rock é uma ilha, ela faz parte
das Sevii Islands, seria a ilha 8. Você precisa ter o Mystery Ticket distribuido
por um Evento da Nintendo. Se você o tem, poderá chegar a esta ilha pelo porto
de Vermillion. Aqui terá uma caverna. Siga o caminho todo até encontrar um lugar
que tem 2 caminhos: um para a esquerda e outro para a direita. Siga à esquerda
para chegar em um Ho-oh em lv.70. Siga à direita para chegar em um Lugia em
lv.70. Boa sorte para capturá-los.

 

 

 

BIRTH ISLAND
Birth Island é uma ilha, ela faz
parte das Sevii Islands, seria a ilha 9. Você precisa ter o Aurora Ticket
distribuido por um Evento da Nintendo... denovo. Se você o tem, poderá chegar a
esta ilha pelo porto de Vermillion. Você verá que tem um triângulo aqui, aperte
A nele e ele irá se mover (salve antes de apertar A nele). Ande até ele, dando o
menor número de passos o possível, e vá apertando A nele até aparecer um
pokémon. Caso você não der o menor número de passos, o triângulo voltará a sua
posição inicial e você terá de começar tudo denovo. O pokémon que irá aparecer é
Deoxys. Se for FireRed, será o Deoxys na forma ataque, se for LeafGreen, será o
Deoxys na forma defesa. Boa sorte pra capturá-lo.

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